domingo, 15 de maio de 2011

SEMANA DA IGUALDADE RACIAL

De 08 a 13 de Maio vivenciamos na escola a Semana da Igualdade Racial, com a culminância na sexta -feira, os alunos apresentaram para os colegas: teatro de fantoches e paródias sobre o tema, tudo produzido por eles, quanta criatividade aparece em nossos estudantes quando ela é bem explorada!

Construímos com a ajuda dos alunos, um livro gigante com a história infantil Menina Bonita do Laço de Fita, que ficou exposto para quem quisesse ler, o mesmo servirá para uso dos professores em sala de aula durante o ano todo

As comidas típicas agradaram bastante, servimos cocada, doce de banana, farinha mole (um alimento antigo chamado picica, feito com a farinho antes de ir ao forno), roletes de cana-de acúcar e café, lembrando o trabalho dos escravos nas lavouras durante o período colonial.

Como lembrancinha do evento distribuimos uma flor negra de EVA com o seguinte poema:

FLOR NEGRA

Sou mulher
Sou homem forte trabalhador
Sou menino com sede de saber
Sou o vestido mais elegante da festa
Sou o céu estrelado na noite escura
Sou flor
Sou o negro
Sou a negra
Sou a liberdade
Sou o amor.

Zezinha Sousa


Visite o blog da Escola Municipal Santa Rita
escola santarita25.blogspot.com

6 comentários:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Penso que estas são
as melhores lições
que a educação pode mostrar.
Ensinar o outro
a cuidar do outro.
Assim nasce uma sociedade
mais justa
e fundamentada no amor.

Que as estrelas
sempre brilhem em teu olhar.

Sotnas disse...

Olá vocês da escola Santa Rita, que tudo permaneça bem com todos!
Sempre que por aqui passo e vejo postagens assim, com pessoas se ajudando, e aprendendo, fico imaginando o quanto vocês educadores se sentem feliz e presenciar o esforço de vocês germinando bons frutos, penso que deve ser algo além de do contentamento fazer trabalhos com pessoas que demonstram interesse e necessidade de saber das coisas. Parabéns pela dedicação de todos os educadores envolvidos em cada projeto que possa fazer com que estes futuros cidadãos sintam que precisam continuar o que eles sabem passando para os próximos frutos!
É deveras emocionante estar aqui nestes espaços, e perceber o envolvimento destes pequenos seres de grande coração!
Desejo a vocês e todos ao redor intensa felicidade em suas existências, agradecido pelas visitas, grande abraço e até mais!

Del Rodrigues disse...

Oi amiga,tudo bem? Andei sumida porque pai estava interndo, agora ele já está em casa, porém, não pode por o pé no chão, durante mais um mês, até a próxima avaliação...Vamos tocando o barco...Meu bloguinho está fazendo 2 anos , agora no dia 29 de junho...Tem um selinho que ganhei de presente para comemorar esses dois anos.Eu não estava com cabeça para fazer um e minha amiga Anninha do Leonardo, fez pra mim e me deu de presente. Passe por lá para pegá-lo, se vc tiver um tempinho. Está ao lado abaixo do mural dos seguidores.Obrigada pelo carinho. Seu bloguinho está cada vez mais fofo! Se vc quiser também conhecer o blog da escola que faço parte o endereço é http://escola-lais-netto-dos-reis.blogspot.com.Fica com Deus! Mil beijocas. Paz e Luz!

Del Rodrigues disse...

Oi amiga, que bom receber vc no meu cantinho...sabe que vc faz parte da minha história. Começei seguindo seu blog e trocando "figurinhas"...lembra?! E sempre me deu apoio e incentivo para continuar. Obrigada pelas suas palavras. Que Deus a ilumine sempre para continuar a fazer este belo trabalho que desenvolve com seus alunos e a escrever poemas tão lindos. Mil beijocas. Fique com Deus! Paz e Luz!

Anônimo disse...

Olá Zezinha,

Nosso blog está com uma novidade.
Nos envie uma postagem sua e a publicaremos!
Coloque seu conhecimento na rede e faça a diferença!
Venha participar!
Abraços,
Equipe Educação em Foco
http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com/2011/07/quer-participar-do-blog-educacao-em.html

Anônimo disse...

Prezada amiga
Hoje vim lhe agradecer pela sua linda e carinhosa presença lá no meu cantinho, através de um simples selinho, 300 seguidores , feito com muito carinho.
Agradeço-lhe de todo o coração!
Abraço amigo!
Maria Alice

Sarau da Paquevira

Domingo, 21 de maio, vivenciei uma tarde maravilhosa num lugar lindo com gente linda. Fui convidada por amigos  para participar de um Sarau...