sábado, 23 de junho de 2012

O DESAFIO



Na escola particular onde trabalhava, dando aulas de Português aos alunos do Ensino Fundamental, as coisas iam de mal a pior, a inadimplência era uma dura realidade, por esse motivo a professora se encontrava naquele momento, desempregada.
No seu quarto, sozinha, pensava nos 15 anos de dedicação ao magistério. Era o que sabia fazer. Era o que amava fazer.
Enquanto as lágrimas escorriam pelo rosto abatido, ela sentia o peso dos seus 40 anos que antes nem pesavam tanto assim.
Agora só restava aceitar o emprego que a mãe de um dos seus alunos, diretora de uma creche, havia lhe oferecido. Não tinha outra saída, precisava pagar as contas que há meses se acumulavam, devido ao salário já há algum tempo, atrasado.
Mas como seria trabalhar numa creche? Nunca trabalhara com crianças tão pequenas. Certamente não conseguiria, seria estressante, não tinha mais idade pra isso. Seus dois filhos já estavam crescidos, um com 25 e outro com 22 anos. Ainda por cima teria que iniciar um curso de Pedagogia.
Não tinha saída, enfrentaria as ferinhas.
Foi para debaixo do chuveiro e deixou que a água fria se misturasse às lágrimas que teimavam em cair. Os pensamentos se embaralhavam na sua cabeça. Respirou fundo, e lentamente começou a enxugar o corpo. Depois, ainda com calma, como quem treina a paciência que a partir de agora sabia que teria que ter, enxugou as lágrimas, vestiu um vestido claro para contrastar com aquela nuvem negra que pairava sobre sua cabeça, anunciando tempestade, usou um pouco de maquiagem para disfarçar a aparência abatida e saiu.
Chegou ao seu destino, entrou na creche, observou o ambiente. Foi recebida por uma das educadoras que a levou para uma sala onde algumas crianças brincavam. Ela parou, olhou em volta e aquele espaço colorido e infantil lhe trouxe um pouco de calma. Lembrou dos bons tempos em que seus filhos quando pequenos, ficavam num lugar como aquele, e como eles aprendiam e se divertiam! Chegavam em casa sempre com muitas novidades para contar.  Observou então que alguns pares de olhos brilhantes  miravam seu rosto com curiosidade. Um sorriso alegre surgiu em cada rostinho. Impossível resistir ao doce encanto daqueles pequeninos. Aos poucos foi se chegando, a educadora saiu e a deixou sozinha com as crianças, ela se apresentou, perguntou o nome de cada uma, depois sentou numa das cadeirinhas que ali estavam, conversou um pouco. Logo foi cercada pelas crianças, uma delas começou a mexer nos seus cabelos, aquele toque suave lhe deu uma sensação de conforto, outra pediu para que lhe contasse uma história..
E a professora que há pouco chorava agora sorria. .


Zezinha Lins

quinta-feira, 21 de junho de 2012

INCLUSÃO NAS CRECHES DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS





Cada vez mais a inclusão das crianças com necessidades especiais nas escolas só tem aumentado. Porém continua sendo um grande desafio para essas escolas sejam públicas ou privadas. A inclusão dessas crianças vai além das modificações do espaço físico, é na verdade, uma inclusão que envolve cada educador e toda a comunidade escolar, começando pelo porteiro, equipe de direção e até os próprios pais, não apenas das crianças com necessidades especiais como também os pais das outras crianças. A aceitação das diferenças não deve ser trabalhada apenas na escola, deve fazer parte da educação doméstica.
O educador não precisa se tornar especialista nas diferentes necessidades especiais que são  apresentadas pelos seus alunos, porém, é necessário que ele tenha uma grande sensibilidade e um olhar diferenciado para trabalhar os conteúdos curriculares com essas crianças e com as outras também. Até mesmo porque as crianças consideradas “normais” também têm seu próprio ritmo de aprendizagem. Por isso é preciso ter paciência, não esperar muito, começar sempre com o que a criança já sabe para que ela se sinta estimulada a fazer sempre mais.

 Suzane Daniele Oliveira de Sousa, mãe de Diego portador de necessidades especiais, explicou o que espera da creche ou escola que receberá o seu filho: “Espero que a educadora preste atenção ao meu filho para poder compreendê-lo, pois ele está com dois aninhos mas ainda não fala todas as palavras, porém esta atenção especial não deve ser de forma explícita, para que as outras crianças não percebam algo diferente, ao contrário, aceitem essa atenção como algo natural, afinal de contas cada criança é única e merece atenção especial. É necessário também que os pais colaborem para que seus filhos aceitem e convivam bem com as diferenças. Alguns pais se expressam sobre os coleguinhas dos seus filhos com necessidades especiais como “crianças que criam problemas na sala de aula”. Atitudes como essas são transmitidas para os filhos que certamente irão reagir com rejeição às diferenças”.
Susane também diz que “quando as crianças especiais estão juntas no mesmo espaço elas não questionam as diferenças que existem entre elas, tanto as pequeninas quanto às maiores. Elas simplesmente se aceitam e ficam amigas”.
Diante dessa experiência vivida por Suzane, questiono então o seguinte: por que essa mesma aceitação não acontece numa sala de aula onde todas as crianças são consideradas “normais”? O fato de ser gordinho, magrinho, tímido, distraído, de pele muito clara ou de pele escura, provoca com freqüência, situações de conflito por causa dos apelidos com os quais as crianças são rotuladas pelos coleguinhas. Daí a importância de trabalhar na creche, com as crianças ainda bem pequenas a aceitação das diferenças, sejam elas causadas por algum tipo de deficiência ou não.

Sugestão de atividade para trabalhar as diferenças com crianças de 02 e 03 anos:
Materiais:
-livros velhos e revistas para recorte;
- 02 folhas de papel cartolina;
- tesoura sem ponta;
-cola branca;
-fita adesiva;

Mãos à obra
-Recorte várias figuras de pessoas;
- Espalhe todas as figuras no chão;
- Sugira a construção de dois cartazes, um apenas com as pessoas diferente umas das outras e outro apenas com pessoas iguais
- Com a sua ajuda peça para que as crianças separem as pessoas iguais das pessoas diferentes (chame a atenção para o mínimo detalhe que estabeleça uma diferença, se essa não estiver muito evidente);
- Ajude as crianças a colarem as figuras no seu respectivo cartaz;
-Com fita adesiva afixe os cartazes na parede; (O cartaz com pessoas diferentes ficará preenchido e o outro vazio)
- Promova uma conversa na rodinha sobre o resultado do trabalho, tendo como base a observação dos cartazes.

Sugestões de métodos para trabalhar com crianças de 02 e 03 anos incluindo as crianças com necessidades especiais:
- Para que a criança conheça seu próprio corpo, que tal usar um espelho? Isso fará com que elas se observem e usem bastante as mãos.
- Descreva para a criança tudo o que você está fazendo, para isso use palavras claras e simples.
-A imitação é uma ótima forma de ensinar uma nova habilidade, faça primeiro e depois peça para que ela copie.
-Durante as atividades deixe a criança fazer o máximo por si mesma, porém ajude-a quando for necessário.
-O elogio funciona com um estímulo excelente, portanto elogie tudo o que a criança conseguir fazer, cada nova habilidade experimentada.
- Procure observar bastante cada criança, procure perceber o que ela sabe e entender o que ela pensa.


Zezinha Lins

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

COMO TRABALHAR PEÇAS DE TEATRO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL





 As peças de teatro com crianças ou para as crianças de até 5 anos é  uma forma lúdica e prazerosa além de atrair bastante  a atenção dos pequenos. Por isso o teatro pode ser usado não apenas como diversão, mas como  uma maneira de preparar a criança para a vida e ensiná-la como resolver pequenos problemas, enfim transmitir conhecimento de mundo.

O teatro de fantoches é uma ótima opção, a casinha pode ser dessas que vendem prontos ou produzidos na própria creche com uma caixa de papelão toda decorada imitando o modelo de madeira que aparece nas fotos .

E as personagens?
Aí é que está a parte mais interessante: que tal usar além de fantoches, objetos reais de acordo com o conteúdo que se quer trabalhar?
Ex: conteúdo: higiene.
Personagens: pente, sabonete, escova, creme dental, papel higiênico, shampoo, toalhinha etc.

Outro Ex: conteúdo: alimentação
Personagens: banana, laranja, maçã, cenoura etc.

É interessante também usar como personagens, as formas ou brinquedos feitos pelas crianças com as peças dos jogos de encaixe, e as figuras feitas com massa de modelar, dando vida aos personagens, os brinquedos que as crianças trazem de casa, criando pequenas histórias que trabalhem situações problemas detectados na turminha que envolvem relacionamento, agressividade, medos e outros.

O importante mesmo é que, com esses materiais qualquer creche, independente da sua condição financeira poderá realizar essas atividades com êxito, é só usar a criatividade. 

Zezinha Lins

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CRIANÇA E BRINQUEDO, UMA RELAÇÃO DE AMOR E APRENDIZADO



A necessidade da interação da criança com o brinquedo é tão intensa que é impossível imaginar um distante do outro.
Os brinquedos educativos, além de educar, estimulam o desenvolvimento da criança. A capacidade criativa dos pequenos diante de um brinquedo desses é impressionante, aos poucos as peças de um jogo de encaixe se transformam em robôs, prédios, trens, pessoas, as possibilidades são infinitas. A partir dos objetos montados pelas crianças o educador poderá criar pecinhas de teatro e explorar os conteúdos sistemáticos.
Ao comprar um brinquedo é importante considerar as características da criança em cada faixa etária.
De 0 a 3 meses, o ideal é oferecer a criança brinquedos coloridos, com movimentos e sons suaves.
De 3 a 8 meses, brinquedos que estimulem a ação de mastigar serão bem vindos nessa fase, importante para o desenvolvimento da dentição, eles também estimulam o tato.
De 8 a 15 meses, os blocos de encaixe já fazem sucesso, além disso, estimulam a motricidade da criança.
De 15 meses a 2 anos, são indicados os brinquedos que despertam a criatividade, desenvolvem o equilíbrio e a noção de tamanho e lateralidade.
De 03 a 05 anos os jogos irão desenvolver a memória e a noção de causa e conseqüência
De 5 a 7 anos, através dos brinquedos, a criança poderá desenvolver habilidades de leitura, enriquecimento do vocabulário, conhecimentos matemáticos, além de estimular a coordenação motora fina.
De 7 a 10 anos os jogos recreativos, que tenham como objetivo desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico matemático são excelentes.
Observar uma criança brincando é uma forma segura de avaliar suas potencialidades e seu desenvolvimento psicomotor. As crianças que não recebem motivação para brincar têm seu desenvolvimento cognitivo comprometido, sofrem bloqueios que irão prejudicá-las intensamente. Através do brincar, a criança transmite a sua maneira de enxergar as pessoas, e o ambiente em que vive. Além de construir o mundo como ela gostaria que fosse.

Zezinha Lins

sábado, 3 de setembro de 2011

ALFABETIZAR COM SUCESSO





O MENINO QUE VIU UMA COISA...

Alberto Filho


Ele era um Menino que não gostava muito de ir para a Escola. Era um campeão em gazear aulas.
Um dia a caminho da Escola, ele resolveu descobrir o que tinha dentro daquele Casarão abandonado de mais de 200 anos...
Este Menino deixou de ir à Escola hoje...
Ele queria ir explorar uma casa abandonada que viu no caminho...
O que será que ele vai achar lá dentro?
Todo dia era a mesma coisa. Sua mãe entrava no quarto e dizia:
- Dormindo desse jeito você vai acabar chegando atrasado!
E ele dizia: - Peraí que vou dormir só mais um pouquinho...
Apesar de muito preguiçoso, ele sempre ia para a Escola. Pelo menos era o que ele dizia.
Mas muitas vezes ficava brincando pela rua e não pisava nem lá.
- Nasci para explorar o Mundo e não para estudar - vivia dizendo.
Um dia a caminho da Escola, uma amiga da sua turma lhe disse:
- Dizem que naquele Casarão tem um tesouro escondido.
- Dizem também que lá tem um mistério, e aquele que resolver ganha o Tesouro.
Pronto, era tudo que ele queria ouvir. Era seu sonho ficar rico sem fazer força. Então planejou:
- Amanhã, ao invés de ir à Escola, vou explorar esse Casarão, pegar o Tesouro e ficar Rico!
No dia seguinte, sua mãe até estranhou ele ter se levantado tão cedo para ir à Aula.
Só que ele não foi. Foi sim
, direto para o Casarão. Escondeu sua mochila numa moita ali perto e devagarinho subiu os degraus até a porta.
Pelo que diziam ninguém morava ali há mais de 150 anos.
Antes de empurrar a porta, ele colocou o ouvido nela para ver se ouvia algum ruído vindo de dentro.
Como nada ouviu resolveu entrar. Ao empurrar a pesada porta, ela fez um barulho que o deixou arrepiado da cabeça aos pés...
Quando ela abriu, uma estranha Luz saiu lá de dentro...
Então ele viu uma COISA que não gostaria nunca de ter visto!
Era Uma Criatura Monstruosa que deu uma gargalhada tão terrível que o deixou paralisado.
E aí a Criatura falou:
- Então você gosta de Gazear aulas... Você agora vai morar aqui comigo para sempre...
E a estranha Criatura disse ainda:
- Muitos iguais a você já entraram aqui e nunca mais saíram. Venha não seja tão acanhado entre...
Ele não sabe como conseguiu se mexer, mas conseguiu...
Então ele deu o maior carreirão da sua vida, e viu que a Criatura correu atrás para pegá-lo...
Ele corria e só ouvia o ruído do Bicho logo atrás dele.
Correu o mais que pode e entrou numa floresta muito fechada e escura.
- É minha única chance de escapar dele - Pensava aterrorizado.
Então descobriu que estava perdido e já havia anoitecido...
Nesse momento Ele sentiu que estava sendo observado.
Então viu à sua volta Olhos ameaçadores olhando para ele
de dentro da mata.
Cheio de pavor, pensou na sua Mãe e muito arrependido disse:
- Nunca mais deixo de ir à Escola! - E deu o maior grito da sua vida.
Foi nesse momento que aconteceu um verdadeiro milagre.
Ele descobriu que estava sonhando e que acabara de acordar...
Pulando de alegria ele disse:
- Então foi tudo um sonho... Foi um sonho para me mostrar que eu estava no caminho errado...
A partir daquele dia, ele nunca mais acordou tarde e nem deixou mais de ir para a Escola.
E todo dia antes de sair dava um beijo na sua Mãe e dizia:
- Você é a melhor Mãe do mundo.

Sugestões de atividades
Leitura e Compreensão de Texto ( oral ou escrito)
Gênero: conto
·         Leitura dramatizada ( poderão ser utilizado fantoches)
·          Localizar informações explícitas no texto Ex: Do que o menino não gostava
a)    De faltar na escola
b)   De ir para a escola
c)    De entrar em casa abandonadas
·         Localizar informações implícitas no texto. Ex: O mundo também ensina, mas aprendemos a ler e escrever
a)    Nas casas abandonadas
b)   Nas ruas
c)    Na escola
·         Identificar a idéia central do texto. Ex: A história nos ensina que:
a)    As Mães são muito boas
b)   A criança não deve faltar às aulas para fazer outras coisas
c)    Os sonhos são muito importante.
·         Questionar e buscar opiniões ( o menino era campeão em faltar as aulas, isso é bom? E você, gostaria de ser campeão em quê?)


Produção e Compreensão de Textos Orais
Números e operações
Gráficos
Gênero: Exposição oral
·         Narração de Histórias reais ( As crianças poderão narrar suas próprias experiências nos dias que não foram para a escola sem um motivo sério).
·         Estratégias de argumentação da fala. ( Cada criança dirá um motivo pelo qual não deve faltar aula, cada argumento será comentado pela professora)
·         Antecessor e sucessor ( Contar quantos alunos vieram e quantos faltaram, registrar os numerais e verificar os numerai que vem antes e depois e assim sucessivamente)
·         Identificar quantos meninos e quantas meninas estão na sala, efetuar operações de adição e subtração com esses e outros numerais)
·         Fazer um gráfico de colunas representando a quantidade de meninos e de meninas presentes na sala de aula na sala de aula, fazer a leitura do gráfico para verificar quem é a maioria.

 Produção de Textos Escritos
Gêneros:  Poema /Acróstico
Sou sucesso

Sou aluno nota 10
Já sei ler e escrever
Conheço muitas palavras
E agora vou dizer

Com S escrevo sapato e sogra
Com U escrevo uva e urso
Com C escrevo casa e cravo
Com E escrevo escola e escova
Com S subo e salto
Com S sabido sou
Com O olho o outro

O outro é SUCESSO
SUCESSO também eu sou.

·         Relacionar palavras que tenham significado parecidos. Ex:
- sabido        faltar
-dizer            pulo
       -salto            inteligente
       -gazear         falar
Escrever outras palavras que comecem com
S____________
U____________
C____________
E____________
S____________
S____________
O____________
·         Contar quantas letras diferentes tem a palavra SUCESSO
·         Indicar a letra da palavra sucesso que faz parte do próprio nome.
·         Escolher a frase verdadeira
a ) O sucesso do aluno é aprender a ler e escrever.
 b) O aluno de sucesso é o que só faz as tarefas quando quer.
·         Acrescentar letras entre as duas primeiras letras para formar novas palavras. Ex:
a)    Pato – prato
b)   Tato - _____
c)    Cavo - _____
d)   Boa - ______
e)    Pego - ______

Sarau da Paquevira

Domingo, 21 de maio, vivenciei uma tarde maravilhosa num lugar lindo com gente linda. Fui convidada por amigos  para participar de um Sarau...