Translate

terça-feira, 12 de maio de 2009

QUE TAL BRINCAR DE ESCOLINHA NA SALA DE AULA?


É isso mesmo,brincar de escolinha na sala de aula dá certo. Confesso que nunca vi este método escrito em nenhum lugar, descobri por acaso, quando percebi que, durante a aula, uma menina brincava discretamente com a coleguinha do lado, ela era a professora. Foi aí que surgiu a ideia de transformar isso em coisa séria (pra mim, claro, pra eles é apenas uma brincadeira).

Essa prática acontece na minha sala quase todos os dias no finalzinho da aula. A coisa funciona assim: depois da perguntinha básica "Quem quer brincar de escolinha?" (a resposta vocês já sabem qual é), escreva no quadro as letras do alfabeto, números... (no meu caso estou colocando as letras do alfabeto); dê uma régua para que o "professor" ou a "professora" aponte cada letra e a turma toda vai lendo com o maior entusiasmo. Aluno por aluno, todos eles tem o seu momento de professor.

O objetivo da brincadeira é fazer com que as crianças( muitas delas estão tendo, este ano, seu primeiro contato com as letras) assimilem mais rapidamente o nome e o som de cada letra do abecedário.



Gente...É incrível! Eles prestam mais atenção no professor de mentirinha do que no de verdade!

Um comentário:

Anônimo disse...

Que legal! Faço estágio em uma ONG e também descobri que eles adoram brincar de escolinha. Observo que que esta é um importante ferramenta que podemos usar , as crianças aprendem a ler , escrever e muito mais através de brincar de escolinha .