quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SIGNIFICADOS DAS CORES NOS DESENHOS INFANTIS


AMARELO
O amarelo representa o conhecimento, a curiosidade e a alegria de viver. A criança que utiliza com frequência esta cor nos seus desenhos costumam ser mais expressiva do que as outras. É de natureza generosa, extrovertida, otimista e muito ambiciosa. possui um enorme potencial e alcançará com facilidade suas metas.
LARANJA
Composto do vermelho e do amarelo, o laranja está entre as cores mais brilhantes. expressa uma necessidade de contato social e público. A criança, que nos seus desenhos, prefere os tons alaranjados costuma inclinar-se pela novidade e pelas coisas que se realizam de um modo rápido. Desfruta dos jogos de grupo, onde demonstra seu espírito de equipe e de competência, sobretudo se lhe concederem algum tipo de poder ou de lederança.É uma criança impaciente por natureza, não lhe atraem os jogos que exigem concentração e possui um certo sentido de observação. Tanto seus gestos como sua linguagem são rápidos ou inclusive precipitados. Geralmente sabe como se afirmar, não apenas entre os seus, mas também em qualquer qmbiente novo.
AZUL
O azul é a última cor que a criança distingue. Simboliza a paz, a harmonia e a tranquilidade; não obstante pode, também refletir um certo aspecto linfático. A criança que prefere o azul a qualquer outra cor está dizendo-nos que é introvertida e que deseja caminhar pelo seu próprio ritmo. Não devemos forçá-la e nem fazê-la mudar de habitos. Seus amigos não serão muito numerosos e serão ocasionais. Entretanto, se o azul não se encaixar bem ao estilo do desenho, a criança trata de fazer-nos compreender que se encontra num meio demasiado exigente e que desejaria um pouco de paz. A energia do azul é suave e tranquila. Se a criança for hiperativa, não é aconselhável pintar de azul a sua casa. Por ser uma cor totalmente oposta as suas necessidades, não se setirá bem com ela. Em todo caso o verde é uma cor que acalmará e a favorecerá.
VERDE
O verde representa a natureza. Tem o mesmo efeito que as folhas das árvores que filtram e purificam o ar. Compõe-se do amarelo e do azul, refletindo assim a curiosidade, o conhecimento e o bem-estar. A criança que utiliza com frequencia o verde está mostrando certa maturidade. Compreende as coisas que são explicadas e em seguida aproveita experimentando-as por si mesma. De natureza sensível e intuitiva, sabe quando mentem para ela ou quando escondem certos fatos. sua imaginação se compensa pela sua iniciativa. Sua energia física é muito constante e é raro que fique doente. Contudo, se nos seus desenhos utilizar mal o verde é que se sente ou se acredita superior aos demais. Seu forte ego pode chegar a ofender outros.
Fonte: Arte-cor-de-rosa

Um comentário:

Sandra Barreto disse...

Olá Zezinha, que bonitinho o seu blog, estarei te seguindo e gostaria de receber sua visita no meu espaço.Voltarei sempre .Beijos e fica na paz!

Sarau da Paquevira

Domingo, 21 de maio, vivenciei uma tarde maravilhosa num lugar lindo com gente linda. Fui convidada por amigos  para participar de um Sarau...