domingo, 27 de setembro de 2009

O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS

Esta é Sandra Barreto, amiga, educadora e autora desse texto maravilhoso.
Passamos a vida inteira ouvindo os sábios conselhos dos outros. Tens que aprender a ser mais flexível, tens que aprender a ser menos dramática, tens que aprender a ser mais discreta, tens que aprender... praticamente tudo. Mesmo as coisas que a gente já sabe fazer, é preciso aprender a fazê-las melhor, mais rápido, mais vezes. Vida é constante aprendizado. A gente lê, a gente conversa, a gente faz terapia, a gente se puxa pra tirar nota dez no quesito "sabe-tudo". Pois é. E o que a gente faz com aquilo que a gente pensava que sabia? As crianças têm facilidade para aprender porque estão com a cabeça virgem de informações, há muito espaço para ser preenchido, muitos dados a serem assimilados sem a necessidade de cruzá-los: tudo é bem-vindo na infância. Mas nós já temos arquivos demais no nosso winchester cerebral. Para aprender coisas novas, é preciso antes deletar arquivos antigos. E isso não se faz com o simples apertar de uma tecla. Antes de aprender, é preciso dominar a arte de desaprender. Desaprender a ser tão sensível, para conseguir vencer mais facilmente as barreiras que encontramos no caminho. Desaprender a ser tão exigente consigo mesmo, para poder se divertir com os próprios erros. Desaprender a ser tão coerente, pois a vida é incoerente por natureza e a gente precisa saber lidar com o inusitado. Desaprender a esperar que os outros leiam nosso pensamento: em vez de acreditar em telepatia, é melhor acreditar no poder da nossa voz. Desaprender a auto comiseração: enquanto perdemos tempo tendo pena da gente mesmo, os demais seguirão em frente. A solução é voltar ao marco zero. Desaprender para aprender. Deletar para escrever em cima. Houve um tempo em que eu pensava que, para isso, seria preciso nascer de novo, mas hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida. Basta desaprender o receio de mudar.

Amiga, o seu texto tem tudo a ver com o momento profissional que nós educadores estamos vivendo. Amei. PARABÉNS!

2 comentários:

Sandra Barreto disse...

Nossa,que honra recebida...eu no post principal de um blog completamente voltado para a educação e com o compromisso sério de levar a milhões de pessoas todo tipo de informação voltada para e área da educação... neste universo bloguiano... minha foto... e o meu texto.Estou deveras honrada com tamanha consideração,sinto-me hiper feliz,pois assim e só assim construiremos um novo caminho para a Educação deste país.Um grd beijo amiga na alma,fica na paz!

Sandra Barreto disse...

olá Zezinha,em forma de agradecimento postei o seu nome,do seu blog e uma singela homenagem p/ vc.Dá uma passadinha por lá.Bjs na alma.Espero que goste!

Sarau da Paquevira

Domingo, 21 de maio, vivenciei uma tarde maravilhosa num lugar lindo com gente linda. Fui convidada por amigos  para participar de um Sarau...