quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O USO DO DVD NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM


Sou usuária frequente do DVD como recurso para enriquecer minhas aulas. Ultimamente estou fazendo uma parceria entre livro e DVD, e não é que está dando certo! Atualmente estou utilizando os clássicos da Literatura Infantil. (Aquelas coleções que vem com 8 ou 10 livrinhos acompanhados de DVD).


Estratégias: Depois da preparação, criando aquele clima de "Era uma vez" (Adoro isso, por mim todas as histórias começariam assim), faço a leitura do livro, mostrando as gravuras sempre antes de virar cada página. Em seguida conversamos um pouco sobre as lições de vida que a história passa, sobre o que poderia ser real e o que é apenas ficção. Após a conversa, assistimos a mesma história no DVD. Nessa segunda oportunidade de rever a história, as crianças já tem uma visão mais clara das situações. Depois todos querem folhear o livro, faz-se um círculo e uma das crianças conta a história para os colegas. Esses procedimentos desenvolvem bastante a capacidade de sequenciar fatos.

2 comentários:

Cantinho da Cris disse...

oi amiga, tem selinho pra vc no meu blog. bjus do Cantinho da Cris

Zezinha disse...

Obrigada pelo carinho, amiga, o selinho é lindo, já postei. Bjos!!!!

Sarau da Paquevira

Domingo, 21 de maio, vivenciei uma tarde maravilhosa num lugar lindo com gente linda. Fui convidada por amigos  para participar de um Sarau...