segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PROJETO DE LEITURA


Apresentação
O projeto de Leitura "De Olho no Livro"foi elaborado para promover um encontro mais frequente entre duas partes que se completam: o livro e o leitor. O trabalho será desenvolvido com obras para se ler em casa ou na escola. A ideia é que os estudantes gostem tanto da leitura que transmitam seu entusiasmo para os colegas, para os amigos e para a família.
Este projeto focaliza os alunos da 7ª série B do ensino fundamental da Escola Santa Rita com livros de poesia, ficção, teatro, romance, novela e o que mais interessar.
As dosagens e as exigências não serão priorizadas, serão planejadas considerando que a formação do leitor é um processo de amadurecimento.

Justificativa
Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com os estudantes, principalmente porque pesquisas apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.
Não devemos poupar os alunos de novos desafios. A função do professor e ensinar novidades, ampliar o repertório do aluno com exposição de maior diversidade de gêneros textuais.

Metodologia:
As atividades serão vivenciadas através de visitas à biblioteca, leitura no pátio da escola e leitura no llaboratório de informática.

Tempo previsto:
Novembro e Dezembro de 2009, podendo se estender para o próximo ano

Objetivo
A proposta é mais do que criar um hábito de leitura: é criar o desejo da leitura por prazer.

Programa de execução
Duas vezes por semana, os alunos irão juntos à biblioteca, escolherão um livro para ler no pátio da escola durante 50 minutos, depois, ao retornar para a sala de aula, deverão anotar: data, nome do livro que foi ou está sendo lido e o nome do autor. Em seguida, farão comentários sobre o assunto do seu livro, expondo suas própias opiniões.

Nenhum comentário:

Sarau da Paquevira

Domingo, 21 de maio, vivenciei uma tarde maravilhosa num lugar lindo com gente linda. Fui convidada por amigos  para participar de um Sarau...