terça-feira, 11 de março de 2014

A cartografia na construção da Identidade

Ao ser elaborado o currículo escolar, deve-se levar em consideração que a escola exerce um papel fundamental para a formação inicial da identidade dos alunos e seus deslocamentos, uma vez que adquirindo novos conhecimentos, trocando experiências somos confrontados por uma multiplicidade de identidades das quais faremos uso de acordo com as necessidades. Por este motivo, o currículo escolar deve abranger tudo o que ocorre na escola: as atividades programadas e desenvolvidas que envolvam a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos, na escola ou fora dela.
Neste contexto a cartografia é uma forte aliada na compreensão e entendimento do mundo. Apesar da importância da cartografia no currículo escolar, percebe-se ainda uma fragilidade na utilização deste recurso na prática docente, especialmente na Educação Básica. Sabendo que a identidade do indivíduo vai sendo formada ao longo do tempo e de acordo com os fatores externos, conhecer os espaços, localizar-se em termos globais, leva o aluno a um mundo que é seu, a um mundo ao qual pertence.

Zezinha Lins








Nenhum comentário:

Sarau da Paquevira

Domingo, 21 de maio, vivenciei uma tarde maravilhosa num lugar lindo com gente linda. Fui convidada por amigos  para participar de um Sarau...