Translate

quarta-feira, 22 de abril de 2009

SIGNIFICADO DAS CORES NOS DESENHOS INFANTIS


Andei observando que um dos meus alunos sempre pintava seus desenhos de vermelho e preto, pintava com força pra que ficasse bastante escuro. Passei a oferecer-lhe outras cores e dizer que não precisava pintar com tanta força, ele falou que achava bonito preto e vermelho. Algumas vezes ele pintava o desenho todo preto. Hoje, esse aluno já procura diversificar as cores do seus desenhos.
Ontem, eu estava lendo o blog de uma pedagoga (Arte cor- de- rosa), e um texto me chamou a atençao;
aqui está ele.

"VERMELHO"

Geralmente esta é a primeira cor que a criança aprende a distinguir, preferencialmete a criança que utiliza esta cor quer dizer que sua natureza é energica e que possui certo espírito desportivo, mas ela pode também está vivendo algum tipo de agressividade que pode ser destrutiva. esta cor representa o sangue, a vida e o ardor, é uma cor fundamental "ativa". O vermelho quando acompanhado do preto deverá ser interpretado com certo discernimento, posto que o preto bloqueia a energia do vermelho. Pode tratar-se de uma criança que aparentemente não mostra nenhuma agressividade, porém, num dia, quando menos se esperar, a ansiedade e angústia podem maniferar-se nela de um modo explosivo."

Achei interessante, por isso vou pesquisar o significado de outras cores nos desenhos infantis.

2 comentários:

rosa disse...

oi, tb trabalho com Educação Infantil e ja me deparei com varias situações desse tipo e verificando o ambiente familiar do aluno pude ver que a criança estava em conflito. É interessante como as cores podem dizer muita coisa né.

Zezinha disse...

Olá, Rosa
Que bom saber sua opinião, visitei o seu site. É de dar água na boca!

Bjos!!!!