quarta-feira, 22 de abril de 2009

SIGNIFICADO DAS CORES NOS DESENHOS INFANTIS


Andei observando que um dos meus alunos sempre pintava seus desenhos de vermelho e preto, pintava com força pra que ficasse bastante escuro. Passei a oferecer-lhe outras cores e dizer que não precisava pintar com tanta força, ele falou que achava bonito preto e vermelho. Algumas vezes ele pintava o desenho todo preto. Hoje, esse aluno já procura diversificar as cores do seus desenhos.
Ontem, eu estava lendo o blog de uma pedagoga (Arte cor- de- rosa), e um texto me chamou a atençao;
aqui está ele.

"VERMELHO"

Geralmente esta é a primeira cor que a criança aprende a distinguir, preferencialmete a criança que utiliza esta cor quer dizer que sua natureza é energica e que possui certo espírito desportivo, mas ela pode também está vivendo algum tipo de agressividade que pode ser destrutiva. esta cor representa o sangue, a vida e o ardor, é uma cor fundamental "ativa". O vermelho quando acompanhado do preto deverá ser interpretado com certo discernimento, posto que o preto bloqueia a energia do vermelho. Pode tratar-se de uma criança que aparentemente não mostra nenhuma agressividade, porém, num dia, quando menos se esperar, a ansiedade e angústia podem maniferar-se nela de um modo explosivo."

Achei interessante, por isso vou pesquisar o significado de outras cores nos desenhos infantis.

2 comentários:

rosa disse...

oi, tb trabalho com Educação Infantil e ja me deparei com varias situações desse tipo e verificando o ambiente familiar do aluno pude ver que a criança estava em conflito. É interessante como as cores podem dizer muita coisa né.

Zezinha disse...

Olá, Rosa
Que bom saber sua opinião, visitei o seu site. É de dar água na boca!

Bjos!!!!

Sarau da Paquevira

Domingo, 21 de maio, vivenciei uma tarde maravilhosa num lugar lindo com gente linda. Fui convidada por amigos  para participar de um Sarau...