segunda-feira, 11 de maio de 2009

APRENDENDO ATRAVÉS DO DVD


Utilizar ao máximo os recursos audiovisuais para enriquecer e ampliar os conhecimentos dos meus pequeninos é algo que costumo fazer com frequência, especialmente o aparelho de DVD. A diversidade de conteúdos que podemos explorar é infinita.Tudo sempre discutido numa visão voltada para o mundo infantil

Através dos desenhos animados, trabalhamos a violência ( brigas entre irmãos, entre coleguinhas), a compreensão e interpretação da história ( causa e consequência), atitudes negativas ou positivas das personagens ( noção de certo e errado), e muito mais...

Hoje, vimos uma documentário infantil (que por sinal já tínhamos visto mas as crianças pediram bis),que mostrava como os animais constroem suas casas: o castor construindo sua toca na água com pedaços de galhos, os passarinhos tecendo o seu ninho com um capricho impressionante, e os animais que carregam suas casas nas costas como a tartaruga, o caramujo e outros.

Claro que o controle remoto tem que estar sempre à mão, é preciso parar sempre que for necessário, trocar ideias, explicar o que está acontecendo, ouvir o que eles tem pra falar, fazer um suspense daqueles... E continuar.

Um comentário:

bartira betini disse...

zezinha,sou jornalista e estou fazendo uma reportagem para a revista projetos escolares creche sobre dvds que educam. por favor, vc pode me ajudar respondendo as questoes abaixo ainda HOJE, 9.9.09?
O uso de dvds no processo de ensino dá resultado? Quais e por que?
Que tipos de dvds devem ser utilizados?
O que os professores devem valorizar nos diversos títulos que existem hoje no mercado?
Para crianças até 3 anos que aspectos levar em conta na hora de usar um dvd para educar? Que assuntos principais podem e devem ser tratados?
Cite três exemplos de dvds educativos que vcs recomendam para professores e educadores em geral?
Gostaria de dicas de como usar bem e não cometer excessos pelo uso excessivo de dvds na educação infantil
Por favor, acrescente o que mais achar necessário

obrigada
retorno por favor pelo email bartibetini@uol.com.br com seu nome completo, formacao, especializacao e endereco para eu enviar um exemplar da revista :)

Sarau da Paquevira

Domingo, 21 de maio, vivenciei uma tarde maravilhosa num lugar lindo com gente linda. Fui convidada por amigos  para participar de um Sarau...