sexta-feira, 28 de outubro de 2011

COMO TRABALHAR PEÇAS DE TEATRO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL





 As peças de teatro com crianças ou para as crianças de até 5 anos é  uma forma lúdica e prazerosa além de atrair bastante  a atenção dos pequenos. Por isso o teatro pode ser usado não apenas como diversão, mas como  uma maneira de preparar a criança para a vida e ensiná-la como resolver pequenos problemas, enfim transmitir conhecimento de mundo.

O teatro de fantoches é uma ótima opção, a casinha pode ser dessas que vendem prontos ou produzidos na própria creche com uma caixa de papelão toda decorada imitando o modelo de madeira que aparece nas fotos .

E as personagens?
Aí é que está a parte mais interessante: que tal usar além de fantoches, objetos reais de acordo com o conteúdo que se quer trabalhar?
Ex: conteúdo: higiene.
Personagens: pente, sabonete, escova, creme dental, papel higiênico, shampoo, toalhinha etc.

Outro Ex: conteúdo: alimentação
Personagens: banana, laranja, maçã, cenoura etc.

É interessante também usar como personagens, as formas ou brinquedos feitos pelas crianças com as peças dos jogos de encaixe, e as figuras feitas com massa de modelar, dando vida aos personagens, os brinquedos que as crianças trazem de casa, criando pequenas histórias que trabalhem situações problemas detectados na turminha que envolvem relacionamento, agressividade, medos e outros.

O importante mesmo é que, com esses materiais qualquer creche, independente da sua condição financeira poderá realizar essas atividades com êxito, é só usar a criatividade. 

Zezinha Lins

8 comentários:

Silvia Rocha disse...

Adorei de verdade vc é muito criativa,esta provando ser uma boa profissional mais uma vez parabêns vou passar o endereço dos seus blog pra meus amigos que tralham com crianças.Já trabalhei com crianças fazendo peças teatral sobre a vida de Jesus.

Silvia Rocha disse...

eu estou sem palavras discretamente passe este blog pra a outros profissionais que esta iníciando a carreira e que tb goste do trabalho ,será otímo .mil vezes parabêns.

Associação de Moradores do Estuario disse...

Parabens muito bom esse seu projeto com fantoches tenho certeza que vai ajudar muita crianças ...

Bom inicio de semana ...

Del Rodrigues disse...

Passando amiga, para agradecer sua lembrança e retribuir seus votos desejando Um Feliz natal para você e toda sua família! Que Deus ilumine sempre os seus caminhos. Mil beijocas .Paz e Luz!

Rérida Maria disse...

Olá! Passei para conhecer o seu cantinho! Venha me visitar! Sala de Aula reridamaria.blogspot.com

Anônimo disse...

encantada com seu espaço, ameiiii...
estou em pausa no meu blog, porque estou concluindo minha pós e terminando uns trabalhos, mas logo volto e virei mais vezes aqui, com certeza!

um abraço grande pra ti.

Su.
criandojuntos

Anônimo disse...

Oi eu sou muito novinho no tetro e estou ajudando uns alunos de ensino fundamental, e, querem que eu faça um plano d ação por 3 meses. pode me ajudar?
Objetivos.
Atividades.
recursos.
Oficina.
Período de culminância. 1° mês...

gostaria que você me ajuda-se a completar esse plano de ação feito então irei me aprofundar nos conhecimentos do plano de ação..por favor..pode?

Anônimo disse...

*teatro

Sarau da Paquevira

Domingo, 21 de maio, vivenciei uma tarde maravilhosa num lugar lindo com gente linda. Fui convidada por amigos  para participar de um Sarau...