sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PROJETO PEDAGÓGICO

Projeto Higiene e Saúde da Criança
(Estou realizando este projeto com a minha turminha, logo postarei as fotos e os resultados)·

Apresentação:
A higiene dos filhos é uma tarefa dos pais e só aos 6 anos é que a criança está madura para cuidar de sua própria higiene pessoal e os pais não devem passar a responsabilidade antes que elas estejam preparadas. Para que a criança seja bem educada em higienização e desenvolva bons hábitos é necessário que ela receba informações e exemplos, daí a importância da participação dos pais durante o desenvolvimento deste projeto.

· Público-alvo:
Estudantes da Educação Infantil – Turma A, Pais e mães das crianças.

· Objetivo:
Orientar pais, mães e filhos sobre a importância de adquirir e manter hábitos de higiene com a finalidade de evitar doenças, melhorando assim, a qualidade de vida de toda a família.·

Justificativa:
Assim como brincar, ir à escola, passear, são atividades estimuladas pelos adultos, a conduta do adulto em relação à higiene também é imitada pela criança. Ela se desenvolverá saudável quando puder imitar os seus pais e os educadores, pois, os mesmos, têm o dever de estabelecer esses valores para a criança.

· Tempo Previsto:
01 semana (Porém durante todo o ano o assunto será sempre discutido)·

Metodologia:
O projeto será desenvolvido através de :
Conversa informal;
DVD educativo sobre higiene corporal;
Desenho e pintura;
Paródia com coreografia;
Teatro de fantoches;
Palestra.

· Programa de Execução:
1º Passo: Conversa Informal:
Promover um diálogo sobre higiene corporal. A conversa ocorrerá naturalmente, a professora apenas criará situações para que as crianças falem sobre os seus costumes e hábitos de higiene

2º passo: DVD educativo (desenho animado)
Assistir a um DVD educativo sobre higiene corporal (Hello Kity)Trocar idéias sobre a história.

3º passo:Desenho e Pintura:
As crianças receberão desenhos sugestivos sobre hábitos de higiene. Depois da leitura de imagem direcionada pela professora, elas pintarão os desenhos.

4º passo:Paródia com Coreografia:
As crianças aprenderão a cantar uma paródia sobre higiene, fazendo coreografia.

Paródia:
(Sei cuidar bem de mim(música: Meu Pintinho Amarelinho)

Quando eu era bebezinho
Não fazia nada assim
Agora que estou crescidinho
Já sei cuidar muito bem de mim

Tomo banho sozinho
Escovo bem meus dentinhos
Lavo minhas mãozinhas
Estão sempre limpinhas.

(Executar gestos imitativos de higiene corporal: tomando banho, escovando os dentes, lavando as mãos. Por fim mostrar as mãos espalmadas).
Fonte; encantoinfantil.blogspot.com(adaptação: Maria José Oliveira de Sousa)

5º passo:Teatro de Fantoches
Será apresentada pela professora a seguinte peça de teatro:

Os Amiguinhos da Saúde


SABONETE: Olá Amiguinhos! Tudo bom? Vim aqui com minha turminha para conversarmos um pouco sobre hábitos de higiene. Vocês sabem o que é higiene? Vou chamar meu amiguinho chuveiro para explicar.
CHUVEIRO: Oi! Que pessoal bonito! Bem, higiene é cuidar bem do corpo, tomar banho, escovar os dentes, cortar as unhas...
ESCOVA DENTAL: “Péra” aí! Opa! Olá pessoal... Eu sou muito importante, vocês sabem para que eu sirvo? Sou importante para escovar os dentinhos todos os dias, com minha amiga pasta.
PASTA DENTAL: É!!! Eu sirvo para deixar os dentes bem limpinhos e sou muito importante para não deixar o bichinho da cárie entrar nos dentinhos!!
ESCOVA: É isso ai!! Juntos, nós tiramos toda a sujeira dos dentes! E tem mais, amiguinhos: devemos ser usadas sempre por vocês, após comerem algum lanche e antes de dormir!
PENTE: Oi!! E eu, sou quem?? Sabem pra que sou usado? Sou usado para manter um visual bonito, o cabelinho penteado e arrumadinho... Todo mundo me usa aqui??
SHAMPOO: É. O pente é muito importante mesmo!! Nós dois trabalhamos juntos para deixar o cabelo bonito e livre dos piolhos!!!
PENTE: E para o cabelo ficar sempre limpinho, devemos lavá-lo muito bem e no mínimo 3 vezez por semana amiguinhos!!
PAPEL HIGIÊNICO: Ei! Não esqueçam de mim!!!! Sou o papel higiênico e devo ser usado quando se vai no banheiro!
TODOS: Nós formamos a equipe da limpeza!!!! Juntos com vocês, vamos acabar com a sujeira!!

SABONETE: E não esqueçam!
TODOS: Cuidar do nosso corpo é muito importante!!!! Tchau!!!!
Fonte: http://www.urisan.tche.br/

6º passo:Palestra:
A palestra sobre higiene será com a participação dos pais. Na ocasião haverá dinâmicas ligadas ao tema, as crianças irão interagir com seus pais e apresentar tudo que produziram e aprenderam sobre higiene pessoal durante a semana.

Cronograma:
Dia 05/10/2009 - Conversa informal (preparação)
Dia 05/10/2009 - Desenho e Pintura
Dia 06/10/2009 - Paródia com coreografia
Dia 07/06/2009 - Teatro de fantoches
Dia 08/10/2009 - Palestra com a presença dos pais dos alunos

2 comentários:

Teresa Carneiro disse...

Oi amada!!!Estou comemorando 10 mil visitas e vc faz parte do sucesso do meu blog!!!Se vc quiser, traga o selinho para cá...afinal. vc é uma das responsaveis pelo sucesso do blog!Bjs Teresa

Unknown disse...

PARABÉNS!PELO PROJETO.
ADOREI.
BJOKAS!

Sarau da Paquevira

Domingo, 21 de maio, vivenciei uma tarde maravilhosa num lugar lindo com gente linda. Fui convidada por amigos  para participar de um Sarau...